segunda-feira, 3 de maio de 2010

Piloto dá dicas de segurança para dirigir em pista molhada

Motorista deve manter a calma e evitar freadas bruscas.Pneus em boas condições ajudam nas curvas.

A 80km/h, o carro freia e percorre 24 metros até parar. Com a mesma velocidade, na pista molhada, o veículo leva mais do que o dobro da distância para parar.

Presenciar uma cena em que o motorista perde o controle do veículo é algo que assusta. Segundo os especialistas, é justamente esse comportamento que se deve evitar ao volante, com pista molhada, em uma situação real.

O piloto de testes César Urnhani explica que, nessa hora, muita gente faz o que não deve: pisa no freio com força. A cada cinco acidentes de trânsito no Brasil, um acontece em pista molhada.“Em uma frenagem forte e em um piso molhado, a roda vai acabar parando e vai travar.

Nesse travamento, você não tem mais domínio do carro. Você, embora esteja ao volante, torna-se passageiro do carro”, explica.

“O que você deve fazer? Pisou no freio, travou a roda, tira o pé do freio, para que não ocorra a perda de controle do carro, para que o carro não rode ou coisa do gênero”, ensina César. O piloto dá outras dicas.

Nas curvas, diminuir a velocidade pela metade e frear antes de começar a manobra e não durante. Em relação aos pneus, prestar sempre atenção às ranhuras da roda. Quando elas começarem a ficar gastas, é hora de trocar.

Dever da auto-escola

Ensinar a dirigir na chuva é dever das auto-escolas. É o que prevê o Código Nacional de Trânsito. Na prática, porém, não é bem o que acontece. “Se der sorte de ter aula na chuva, ele [aluno] vai ter uma boa noção. Se não, não tem como”, afirma o instrutor Wagner Batista dos Santos.

O advogado Alberto Germano já levou três sustos em dias diferentes. Sempre com chuva. Depois dos acidentes, não sai de carro sem os amuletos. Com pista molhada, redobra a atenção. “Dirigir em dia de chuva, você tem que ter maior cautela, ir mais devagar e com mais cuidado. Ou seja, a segurança também é um dever nosso”, reconhece.

Fonte: G1

postado no blog http://www.ong-alerta.blogspot.com/

2 comentários:

Unknown disse...

Em março deste ano fui vitíma de acidente de trânsito,um "motorista" irresponsavelmente fez uma ultrapassagem perigosa e veio a colidir de frente com o carro em que eu trafegava. Tive escoriações leves, mas uma amiga que estava comigo fraturou a bacia e ficou muito mal. Não deu em nada juddicialmente este acidente. O motorista continua impune e ainda disse que a culpada fui eu, revertendo o quadro a favor dele.

Unknown disse...

Sou prima de Maria Helena Barreto, e oro muito pela paz no trânsito. A paz de CRISTO esteja conosco e nos proteja sempre, amém!