segunda-feira, 5 de julho de 2010

Prejuízo: Motoristas sofrem com as ruas esburacadas

Roberta Cerqueira


“Só tendo pneu de ferro”, revolta-se o funcionário público Luiz Eduardo de Moraes, 55 anos. Ele é apenas um entre os inúmeros motoristas de Salvador que, surpreendidos por um buraco no meio do caminho, tiveram prejuízos e por pouco não sofreram um acidente mais grave em decorrência dos estragos deixados pelas chuvas. Devido ao mau tempo, antigas crateras foram reabertas e novas se formaram em importantes vias da cidade, a exemplo da Avenida Antonio Carlos Magalhães, Luiz Viana (Paralela) e Mário Leal Ferreira (Bonocô).

Na Rua Cônego Pereira, mais conhecida como Sete Portas, deformações já existentes na pista estão ainda mais profundas e arriscadas, ameaçando quem passa no local.

“Por pouco não sofro um acidente. Ao tentar desviar de um buraco, por causa da pista molhada, derrapei e quase subo no meio-fio”, conta o comerciante Fernando da Silva, 39, se referindo a um buraco localizado próximo à entrada dos Dois Leões, no meio da pista, sentido Rótula do Abacaxi.

Ainda na Sete Portas, uma boca-de-lobo destampada por moradores e comerciantes da região, no intuito de ajudar no escoamento da água, ameaça motoristas e pedestres. “Por pouco não caio dentro desse buraco”, relata a estudante Maria Angélica Barbosa, 21.

Cobertos pela água da chuva, muitos buracos se tornam imperceptíveis, principalmente durante a noite, transformando-se em verdadeiras armadilhas para os motoristas, que são obrigados a redobrar a atenção e reduzir a todo instante.

“Estou evitando sair à noite, pois além do risco de cair em um buraco e furar o pneu, ainda corremos o risco de ser assaltados”, lembra o bancário Elizeu Abude, 28.

Na Avenida Paralela, uma enorme cratera se abriu durante o fim de semana e, por se tratar de uma via de fluxo intenso, com velocidade máxima de 80km/h, muitos motoristas não conseguiram evitar os estragos. “Ele (o buraco) estava coberto pela água, eu vinha em velocidade, não consegui desviar e acabei perdendo um pneu”, conta Gilberto de Assis, 35. No domingo, a prefeitura tapou o buraco.

Locais em obras, a exemplo do Imbuí (Canal do Imbuí), a Avenida Bonocô, que passa por recapeamento no asfalto, e Rótula do Abacaxi estão quase intransitáveis em alguns pontos, sendo necessário muito cuidado e, em alguns momentos, verdadeiros malabarismos por parte dos motoristas.

Nas Ruas Jayme Sapolnik e Lúcio Manoel da Hora, no Imbuí, ambas importantes ligações entre este bairro, a Boca do Rio e a orla, a pista está esburacada em diversos pontos, inclusive nas imediações do supermercado Bompreço.

Próximo ao Centro de Convenções, na Rua Professor Manuel Ribeiro, os motoristas também devem ter cautela ao transitar pela via. Em frente a um posto de gasolina, o asfalto cedeu e uma abertura, de quase meio metro, se fez no meio da rua, sentido orla.

Fonte: Tribuna da Bahia.

Nenhum comentário: