terça-feira, 20 de abril de 2010

ESTATÍSCAS DE ACIDENTES DE TRÂNSITO NA BAHIA ACUSAM ÍNDICES PREOCUPANTES

Segundo a Organização Mundial de Saúde 1,3 milhão de óbitos é a média anual dos acidentes de trânsito no mundo. Na Bahia os números são preocupantes. Dados da Superintendência de Engenharia de Tráfego (SET) apontam 420 pessoas mortas em todo o estado desde o mês de janeiro. Em Salvador esse número chega a 81 pessoas mortas. Entre as vítimas, 45,68% possuíam entre 18 e 29 anos. A média nacional aponta que 40% das vítimas são jovens nessa faixa de idade.

A região de Feira de Santana é a campeã no número de ocorrências: dos 4.630 acidentes ocorridos nas estradas federais da Bahia, 2156 aconteceram nas imediações do município.

Entre as principais causas a ingestão de bebidas alcoólicas lidera a lista. De acordo com o Código Brasileiro de Trânsito, uma pessoa com mais de 0,6 g/L de álcool no sangue não tem condição de dirigir. Estudos do Instituo Médico Legal de São Paulo, do ano de 2005, apontam que 50%dos das vítimas de acidentes de trânsito ingeriram algum tipo de bebidas alcoólicas. Já uma pesquisa, realizada pela Associação Brasileira de Detrans (Abdetran) em quatro grandes capitais brasileiras (Brasília, Curitiba, Salvador e Recife), no ano de 2006, apresentou resultados preocupantes: 61% das pessoas envolvidas em acidentes de trânsito tinham ingerido bebida alcoólica. É justamente nos finais de semana e feriados, onde por hábito há um maior consumo de bebidas alcoólicas, que acontecem o maior número de registros de acidentes. Outras causas relacionadas aos óbitos por acidente de trânsito são a má conservação das estradas, falta de sinalização e até a cultura população, no que se refere a alta velocidade e a ocorrência de imprudências. (Publicado por tiagoqs em Outubro 02 de 2007.)

Nenhum comentário: